FRP – FARRAPA HOUSING

FRP é um projeto de habitação plurifamiliar localizado em Chave, no concelho de Arouca.

O edifício é composto por cinco habitações individuais, combinando duas tipologias – T2 e T3 duplex. Para a sua conceção, e dentro das limitações de área do terreno e de orçamento que foram apresentadas, estabeleceram-se dois requisitos básicos:

– atribuir espaços exteriores de uso privado a cada fração, na maior área possível – que se conseguiu através da criação de terraços cobertos, no piso térreo, sobranceiros à paisagem serrana, bem como de varandas e terraços no piso superior;

– conceder a cada fração a maior privacidade possível – com a criação de entradas individuais a partir do espaço de circulação exterior e com a sobrelevação do edifício face à via pública.

Recorre-se a um sistema construtivo de peças pré-fabricadas em betão armado, no sentido de otimizar tempo e preço de construção e de mão-de-obra. Utilizam-se dois tipos de peças: painéis e módulos em “U” invertidos – estas últimos fabricados a partir dos moldes standard utilizados para produzir galerias técnicas e condutas hidráulicas/ de saneamento.

Cria-se, assim, uma estrutura simples de paredes portantes, paralelas entre si, compostas por fileiras de painéis justapostos, no piso térreo. Sobre elas, apoia-se uma grande laje, como uma mesa, onde se dispõem, em três conjuntos, as peças em “U” invertidas, conformando três “caixas” que correspondem ao piso superior das casas de tipologia duplex.

Obtém-se assim uma base sólida, regular e estável, de cor cinza, à qual se contrapõe um piso superior mais livre, abstrato e leve, composto por elementos soltos de cor esverdeada – conseguida pela pigmentação do betão, durante o seu processo de fabrico, das peças aí dispostas.

farrapa house

INFORMAÇÃO DO PROJETO

CLIENTE: Privado
ANO: 2018
ESTADO: em curso
DIMENSÃO: 1100 m²
TIPO: Habitação
LIDER DE PROJETO: Samuel Gonçalves
EQUIPA DE PROJETO: Inês Vieira Rodrigues, João Meira, Giacomo Tacchi