La Biennale di Venezia

Cliente
La Biennale di Venezia

Ano
2016

Dimensão
-

Tipo
Estrutura temporária

Localização
Veneza, Itália

Equipa
Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues

XV BIENAL DE ARQUITETURA

INFRASTRUCTURE-STRUCTURE-ARCHITECTURE é a reação a um desafio (ou uma batalha) que o mundo contemporâneo coloca à arquitetura: como fazer do ato da construção um processo cada vez mais sumário? Fomos convidados a participar na exposição principal da Bienal de Veneza – 15ª Exposição Internacional de Arquitetura (2016). Este convite trazia consigo um desafio, proposto pelo curador Alejandro Aravena, de desvendar o conceito por detrás do Sistema GOMOS – ou, como o próprio escreveu no texto introdutório sobre a nossa participação, de explicar a transposição “da infraestrutura de serviços básicos à estrutura de uma arquitetura aberta”.

Na Bienal estavam expostas duas peças de infraestruturas e uma peça GOMOS, no sentido de dar a conhecer os elementos que estão na génese do seu processo conceptual e construtivo. Com esta instalação, pretendemos mostrar que estas três peças, completamente diferentes na sua forma e nos seus usos, são, no entanto, totalmente semelhantes em termos construtivos. Pretendemos ainda mostrar que não inventámos o Sistema GOMOS; tomámos um sistema construtivo pré-existente, normalmente utilizado para construir infraestruturas de drenagem de águas, comummente definidos como canos de esgoto, e transpusemo-lo para um sistema construtivo habitável.

 

Texto introdutório do Curador, Alejandro Aravena, sobre INFRASTRUCTURE-STRUCTURE-ARCHITECTURE:

O trabalho de Samuel Gonçalves (SUMMARY studio) em Portugal
Da infraestrutura para serviços básicos à estrutura da arquitetura aberta.

O déficit habitacional global pode ser medido em milhares de milhões. Duas abordagens opostas podem ser vistas abordando essa questão de tamanha magnitude e escala: uma abordagem ineficiente e uma abordagem eficiente. Um sistema de construção ineficiente exige muita mão de obra, o que significa que, do ponto de vista político, utilizar a maior força de trabalho possível manterá as taxas de desemprego baixas, o que é tão importante quanto reduzir o déficit habitacional. Ao mesmo tempo, haverá necessidade de abordagens que utilizem construções pré-fabricadas muito eficientes, capazes de responder de forma rápida e responsável, em termos de qualidade técnica, a uma demanda habitacional cada vez maior.

Dada a escala do problema, contudo, é surpreendente que não haja exemplos suficientes na frente “eficiente”. Há uma longa história de inimigos de unidades pré-fabricadas pesadas, compostas por unidades habitacionais completas, mas sua falta de flexibilidade significava que não seriam adequadas para a tarefa e, consequentemente, eram rejeitadas pela sociedade. No entanto, o problema da insuficiência de financiamentos também pode ser a solução para os problemas históricos impostos pela pré-fabricação rígida: não há alternativa a não ser acertar os fundamentos, definir um sistema aberto e permitir que os diferentes agentes completem as estruturas ao longo do tempo. O projeto incremental não apenas redefine a noção e o papel da pré-fabricação; também integra a necessidade eficiente e ineficiente das abordagens.

O conjunto de elementos pré-fabricados proposto pela SUMMARY conseguiu equilibrar as lógicas da infraestrutura pré-fabricada e da arquitetura como suporte. O projeto envolve a modificação da linha de produção de tubos de esgoto em betão, as mesmas estruturas que podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar. Como etapa intermediária nessa cadeia evolutiva que começa com um tubo redondo, a parte superior da sua versão retangular também pode servir como passeio, contribuindo assim para o espaço público. Um módulo de cobertura com pendente, com dimensões maiores, serve como estrutura que emoldura a transformação futura, evoluindo assim da infraestrutura de serviços básicos para a estrutura de uma arquitetura aberta.

La Biennale di Venezia, Reporting from the Front

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Este projeto foi concebido com base no Sistema GOMOS.

Fotografias ©Tiago Casanova