Ci3 – CENTRO DE INCUBAÇÃO E INOVAÇÃO INDUSTRIAL

Ci3 é a resposta ao desafio proposto pela Câmara Municipal de Arouca para o desenvolvimento de um centro de inovação e investigação e incubador de empresas na freguesia de Escariz, com o objetivo de fixar novas empresas de caráter tecnológico que possam vir a estabelecer relações de parceria com a indústria local – forte sector económico da região.

O projeto desenvolveu-se segundo quatro premissas fundamentais:

1. Rapidez de construção – com a utilização do Sistema GOMOS, a par com outras estruturas pré-fabricadas; o período de construção será cinco vezes mais rápido quando comparado com métodos de construção tradicionais.

2.  Flexibilidade, antecipando vários cenários de ampliação – possível graças ao sistema modular que compõe o edifício, bem como à irregularidade na implantação dos volumes, sendo fácil o seu aumento sem prejuízo da sua composição. Os compartimentos têm dimensões diversas, podendo acolher empresas com diferentes necessidades. O corredor central de cor amarela que articula os módulos funciona como circulação e como espaço livre de extensão dos espaços de trabalho e reunião.

3. Preço de construção baixo – que se consegue com as soluções modulares aplicadas, reduzindo o custo de mão-de-obra e a propensão a desvios orçamentais. Adicionalmente, a área do corredor central amarelo, correspondendo a cerca de metade da superfície do edifício, será coberta usando uma solução de painel sandwich, apoiado diretamente nos módulos de betão – solução económica e sem necessidade de estruturas adicionais.

4. Postura ecologicamente responsável, reforçando a componente pedagógica que este edifício deve assumir. Propõe-se o reaproveitamento de águas cinzentas e pluviais para a rega dos jardins e para a formação de um “espelho de água”. Nessa “zona húmida”, as águas serão purificadas através de um processo de fitorremediação*, e naturalmente ocorrerá evaporação que refrescará o ar – introduzido no edifício pela simples ação do vento (os compartimentos da fachada poente funcionarão como túneis de ar, e os ventiladores mecânicos instalados no corredor central do edifício reforçarão a circulação de ar). Desta forma, com um só sistema (o “lago de Fitorremediação”), torna-se possível reaproveitar águas para rega e, ao mesmo tempo, reforçar o conforto térmico do edifício, sem gastos energéticos associados.

*Fitorremediação é um processo que permite a purificação da água através da ação de espécies de plantas selecionadas; trata-se de um processo inteiramente natural, dispensando o uso de agentes químicos para a sua ocorrência.

Ci3

INFORMAÇÃO DO PROJETO

CLIENTE: C.M. Arouca
ANO: 2017
ESTADO: em fase de projeto
DIMENSÃO: 1800 m²
TIPO: escritórios
LOCALIZAÇÃO: Arouca, Portugal
LÍDER DE PROJETO: Samuel Gonçalves
EQUIPA DE PROJETO: Giulia Mazzoletti, Inês Vieira Rodrigues
IMAGENS © Alban Wagener

Este projeto foi concebido com base no Sistema GOMOS.