Com o objetivo de dar resposta à crescente procura por habitação a custos controlados, desenvolvemos um conjunto de projetos de diferentes tipologias que se enquadram nas exigências do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Estas soluções foram desenvolvidas de forma a permitir uma rápida construção, através de sistemas modulares e económicos, de acordo com as necessidades.   

contacte-nos para mais informações

Por que razão é este tema urgente e pertinente neste momento?

Nova Prioridade

A Habitação Pública foi assumida como uma “nova prioridade” pelo Governo português em 2017, com a criação da outrora extinta Secretaria de Estado da Habitação.

Levantamento Nacional das Necessidades de Habitação

Realizado em 2018, este levantamento identificou 25.762 famílias em situação de habitação claramente insatisfatória, problema que exige uma resposta imediata.

Lei de Bases

Em 2019 cria-se a Lei de Bases da Habitação, com o objetivo de programar e executar uma política de habitação pública integrada nos instrumentos de gestão territorial, envolvendo os vários agentes públicos, incluindo os municípios, as comunidades intermunicipais e as áreas metropolitanas.

Plano de Recuperação e Resiliência

Este plano prevê um investimento de 1633 milhões de euros nesta área a executar até 2030, apoiado no financiamento do Mecanismo Europeu de Recuperação e Resiliência. O 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação está já em curso e irá executar grande parte desta verba.

2%

Em Portugal, o parque habitacional público representa apenas 2% da oferta global de habitação, um valor muito abaixo do que se observa noutros países europeus (Dinamarca: 20%, Reino Unido: 18%, França: 17%, Irlanda: 9%, Bélgica: 7%, Alemanha e Itália: 5%).

Contactos

info@summary.pt

+351 220 731 376

Rua do Monte Cativo, nº 258,

4050-399 – Porto, Portugal