The Reasons Offsite / Projeto Curatorial

Cliente
-

Ano
2018

Dimensão
-

Tipo
Exposição de Arquitetura

Localização
-

Equipa
Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, Borbála Papp, Luca Sabbadini (Programador VR), Lorenzo Piani (Compositor + Sonoplastia)

“The Reasons Offsite” é uma exposição imaterial curada pela SUMMARY.

O projeto apresenta uma coleção de edifícios e sistemas construtivos significativos no contexto da evolução histórica da arquitetura modular e pré-fabricada. Esta informação é exibida num ambiente de realidade virtual, através de kits de visualização de RV, que transportam o público/espectador/utilizador para um espaço virtual de 20x20m, onde estão dispostos os painéis e maquetas.

O objetivo deste projeto é criar uma radiografia das diferentes fases desta evolução. Apresentam-se exemplos de diversos edifícios, desde o século XVII ao presente, incluindo projetos de arquitetos como Jean Prouvé, Walter Gropius, Buckminster Fuller, Shigeru Ban ou MVRDV, lado a lado com outros totalmente anónimos.

COM A PARTICIPAÇÃO DE:
– Pedro Ignacio Alonso
– Pablo Jimenez-Moreno
– Jorge Christie
– Yona Friedman

“The Reasons Offsite” pretende também apontar/salientar/destacar os conflitos entre os sistemas construtivos pré-fabricados e os métodos de construção tradicionais/comuns. Standardização vs. customização, maquinação vs. humanização, ciência vs. arte são exemplos de tópicos sob discussão. Estes conflitos serão elaborados através das visões de Yona Friedman, Pablo Jímenez-Moreno e Pedro Alonso.

O contexto contemporâneo, com uma população urbana crescente à escala global e sem precedentes, a maior procura e necessidade de imediatismo – com base num estilo de vida ao ritmo Uber/Ikea/AirBNB e na sofisticação tecnológica a que chegámos – motiva “The Reasons Offsite” como uma redescoberta do conceito da pré-fabricação, procurando compreender a sua história e antever o seu futuro.

___
EXPOSIÇÕES PASSADAS

2022 Projeto Curatorial –The Reasons Offsite – Casa da Arquitetura (Matosinhos, Portugal) 

2019 Projeto Curatorial – The Reasons Offsite – University of Edinburgh (Escócia, Reino Unido)

2019 Projeto Curatorial – The Reasons Offsite – Boston Society of Architects/AIA – Boston, Massachussets (EUA)

2018 Projeto Curatorial – The Reasons Offsite – Tirana Architecture Week, POLIS University – Tirana (Albania)

Fotografias 5-10 ©Ivo Tavares / Casa da Arquitectura