Edifício-Bancada

Cliente
Câmara Municipal de Aveiro

Ano
2022

Dimensão
-

Tipo
Equipamento desportivo

Localização
Aveiro, Portugal

Equipa
Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, João Meira, Adina Staicu, Sara Perfetti

Centro de Treinos do Estádio Municipal de Aveiro

A área de intervenção do projecto localiza-se nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro e constitui-se como uma estrutura de apoio à prática desportiva, treinos e jogos oficiais para os escalões jovens. O projecto é constituído por quatro campos de futebol, um edifício de apoio aos atletas, bancadas para o público, estacionamentos públicos e restantes equipamentos complementares. A solução funcional assenta na clareza dos percursos e na separação inequívoca entre as áreas de acesso do público e as áreas de acesso reservado.

Optou-se por compactar o edifício de apoio e as duas bancadas numa única unidade, de forma a optimizar o tempo e o custo de construção, simplificar os percursos públicos e ocupar um menor espaço. Assim, as bancadas são simultaneamente cobertura deste edifício, que alberga todos os compartimentos exigidos pelo Programa.

O edifício tem por base uma estrutura modular, pré-fabricada e desmontável. A solução proposta para este “edifício-bancada” baseia-se integralmente em estruturas modulares em betão armado. Este conceito construtivo baseia-se, portanto, num processo de montagem altamente eficiente, em que os módulos previamente produzidos em fábrica são colocados no local em curto espaço de tempo.

A imagem geral do edifício e o seu sistema construtivo estão fortemente interrelacionados. A materialidade do edifício, especificamente o uso de betão na sua cor natural é, para além de uma opção estética também uma medida de poupança.

Pela simplicidade do desenho do edifício e pela sobriedade dos seus materiais aparentes pretende-se apostar numa certa neutralidade, permitindo que este se enquadre de forma harmoniosa no terreno sem comprometer paisagisticamente a envolvente.

Fotografia ©Fernando Guerra FG+SG